Não há dúvida de que o transporte de cargas em moto é altamente requisitado pela alta comodidade proporcionada. Mas, você sabe quais são as regras que envolvem essa modalidade de transporte?
Com prazos de entrega, custos reduzidos, e facilidade de locomoção, a entrega via motoboys e motogirls vem crescendo a cada dia.
É válido lembrar que as motocicletas servem, inicialmente, para o transporte pessoal. Porém, se usados os acessórios corretos, o transporte de cargas é uma excelente maneira de ganhar dinheiro.
A legislação brasileira atual tem algumas especificações referentes ao transporte de materiais e equipamentos. Entenda o que pode e o que não pode no transporte de cargas em moto.
Quais são as opções possíveis para transportar cargas em moto?
Independentemente do conteúdo, todo transporte de cargas em moto requer cuidado e precisão do motociclista. Afinal, o acessório usado, sua fixação, e até a localização da mercadoria podem afetar a estabilidade e dirigibilidade.
Primeiramente é preciso esclarecer que atualmente existem alguns equipamentos que são os mais adequados para essa modalidade de transporte:
- Baús de moto: são os dispositivos mais comuns e seguros para o transporte de cargas em moto. Por serem muito versáteis, permitem carregar objetos com diferentes características. Além disso, é possível fixar modelos diferentes, possibilitando maior segurança e comodidade ao motociclista;
- Alforges: específico para alguns modelos de motocicleta, esse acessório garante maior capacidade de carga já que se faz a fixação nas laterais da moto;
- Grelhas: são ideais para transportar objetos maiores e mais pesados. Porém, é preciso atenção à sua fixação para não perder a carga.
- Sidecar: são equipamentos específicos para algumas modalidades de carga, como água mineral e botijões de gás. Exigem regulamentações e documentos próprios.
Se obedecerem ao peso e as dimensões do veículo, praticamente tudo pode ser item de carga em moto. Obviamente, alguns produtos como materiais biológicos e até animais, têm especificidades próprias que todos precisamos respeitar.
E quais são as proibições?
Os motociclistas não podem carregar itens que excedem o peso ou as dimensões da moto. Consulte o Manual do Proprietário para saber qual é a carga máxima para seu modelo de moto.
Essa medida tem uma explicação muito simples, muito peso irá afetar a eficiência dos freios, potencializando o risco de acidentes.
Além de objetos que comprometem a estabilidade, substâncias inflamáveis, tóxicas e corrosivas são proibidas. Como falamos anteriormente, há exceção para botijões de gás de 13 kg e galões de água de 20l, desde que o transporte ocorra em dispositivos específicos.
É expressamente proibido transportar qualquer tipo de objeto no guidão, entre as mãos ou pernas do condutor. Também jamais transporte cargas em moto que possam comprometer a visão dos retrovisores.
Embora o transporte de pessoas seja permitido e bastante comum, como os mototáxis, há casos em que é proibido. Por exemplo, quando o baú ou a carga ocupam parte do assento, comprometendo o espaço do passageiro.
Especificidades do CONTRAN sobre o transporte de cargas em motos
Atualmente é a Resolução nº 356 de 2010 que esclarece as regras sobre a carga em moto. Todo motociclista que realiza esse tipo de transporte deve seguir as regulamentações do CONTRAN e do fabricante do veículo.
A lei específica que alforjes, bolsas e caixas laterais não podem superar a altura do assento. Já baús, podem ter 60 cm de largura e 60cm de comprimento. O comprimento não pode exceder a extremidade traseira do veículo, e a altura pode ser de até 70 cm, medindo a partir do assento.
As grelhas podem ter a mesma largura e comprimento dos baús. Já em relação à altura, não pode exceder 40 cm, medidos a partir do assento do veículo.
É altamente recomendado que os acessórios e as cargas não comprometam a eficiência de espelhos, freios e direção de modo geral.
Lembre-se que as entregas no Brasil são diferentes de outros países. Então, é importante salientar que se o transporte de carga em moto for uma atividade frequente e remunerada, o condutor precisa de curso específico de formação em motofrete.
Também há exigência para o modelo de placa vermelha, proteção de motor ou pernas, antena aparador de linhas e baús com faixas refletivas dos lados e atrás.
O condutor deve usar colete com faixas retrorefletivas e fluorescentes para facilitar a visualização, principalmente à noite.
Em resumo, o transporte de cargas em moto é uma possibilidade muito prática, econômica e viável. E lembre-se de seguir as regras e recomendações para garantir que as entregas sejam realizadas com rapidez e segurança.