bau de moto para viagem.

Planejando uma viagem de moto? Dicas para comprar o baú certo

Se preparando para desbravar novos territórios e está precisando comprar o baú certo para a sua moto? Então, você precisa conferir essas dicas.

Viajar de moto virou mais que uma aventura. Muitas pessoas têm essa prática como um estilo de vida, e não apenas um meio de locomoção.

A liberdade de conhecer novos caminhos com a possibilidade de trilhar rotas alternativas, ganha novos adeptos todos os dias.

De fato, viajar de moto proporciona uma experiência totalmente diferente se comparada a outros meios de locomoção. Onde mais você poderia sentir a brisa do vento, sentir os cheiros e sons da natureza de maneira intensa?

Mulher sentada em uma moto. Ela está feliz, sorrindo, usando calça jeans, blusa amarela e casaco marrom. Ela também usa um óculos de sol. Ao fundo vemos o céu azul.

Porém, nem tudo são flores. Em uma viagem estamos falando de carregar bagagens. E, sem um componente para armazenamento, uma moto pode não ser um meio de transporte adequado.

É justamente para viajar tranquilo que você precisa saber como comprar o baú certo. Confira essas dicas e aproveite os novos destinos.

Como comprar o baú certo para minhas viagens?

Antes de sair para comprar o baú certo para a sua moto, busque entender a capacidade de carga da motocicleta.

Tenha em mente que, em nenhum momento o novo item de armazenamento deve comprometer a estabilidade e dirigibilidade. 

Motos menores devem ser equipadas com baús menores, enquanto que motos grandes suportam opções com maior espaço

Indo direto ao ponto, para escolher um baú adequado, é preciso considerar:

O tamanho adequado

Não há dúvida de que quem quer viajar, quer ter espaço para levar todos os seus pertences e ainda trazer umas lembrancinhas. 

Nesse ponto, é preciso equilíbrio entre a capacidade de litros possíveis que um baú pode ter e suas necessidades. Calcule aproximadamente a quantidade de itens que precisará levar, para então, escolher e comprar o baú certo.

Considere que um baú grande aumenta a capacidade de armazenamento, porém, pode adicionar muito peso, prejudicando o equilíbrio e a estabilidade. 

Uma boa dica é sempre escolher um item que respeite as legislação vigente. Ou seja, opte pelo item que não ultrapasse a largura do guidão, nem a traseira da moto.

Além disso, o tipo de viagem também influencia. Se você é do tipo que gosta de desbravar lugares desconhecidos e logo voltar para casa, um baú menor é suficiente.

Agora, se o objetivo é ficar longos períodos ausente, considere um baú com maior capacidade.

O material de fabricação

O material usado na fabricação deve ser levado em consideração na hora de comprar o baú certo para sua moto. Ainda mais em viagens sob duas rodas, onde se está suscetível aos mais variados tipos de clima e impactos.

Imagine o caos que seria escolher um baú de metal para passar uma grande temporada na praia. No meio da viagem você teria que lidar com o problema da corrosão causada pela maresia.

Os melhores materiais do mercado atual são o plástico e o alumínio. O primeiro, principalmente os feitos de PEAD são muito leves, econômicos, duráveis e com alta resistência tanto para impactos como para variações climáticas.

Já o alumínio também é um material resistente e bastante durável. Porém, são consideravelmente mais caros e pesados.

A fixação e praticidade de uso

E não é apenas a capacidade e estrutura do baú, a fixação é primordial na hora de comprar o baú certo para uma viagem.

Os fixadores de baús podem ser do modelo universal ou específico. O modelo universal, como o nome sugere, se adapta a diferentes modelos. No entanto, pode exigir ajustes.

Já os que são específicos para cada baú ou moto fazem um encaixe adequado e com maior segurança.

Outra questão é que há baús que possuem base fixa e outros que são removíveis com apenas um clique. Obviamente a segunda opção é mais prática e possibilita levar o baú para outros locais, como, por exemplo, para o quarto do hotel.

Segurança e sistema de fechamento

Por último, mas não menos importante: a segurança e o sistema de fechamento do baú. 

As paradas são certas, comuns e necessárias em uma viagem. Como você está transportando itens que considera importantes, na hora de comprar o baú certo, verifique o sistema de fechadura.

Adotar um sistema de chaves é mais tradicional, comum e bastante confiável. Suporte para cadeados também são bem-vindos. Prefira usar modelos de cadeado com senha para ficar livre da preocupação de perder a chave.

Para garantir uma viagem segura, adquira baús que possuem faixa refletiva de fábrica ou algum tipo de refletor original.

Essa é uma exigência da lei e contribui para aumentar a visibilidade do motociclista, principalmente em locais ou momentos de pouca iluminação.

Dicas extras para escolher o baú de moto

Se você considerar os tópicos anteriores, sem dúvida conseguirá comprar o baú certo para sua moto e para a sua viagem. 

É claro que ainda precisa considerar que há um limite para o transporte de carga. Mas, se conseguir armazenar tudo dentro do baú, poderá viajar tranquilamente.

Como itens adicionais que são úteis para os motociclistas, acrescentamos a iluminação interna do baú e o encosto para o garupa. 

Para que haja estabilidade ao acoplar um baú na moto, mesmo para trajetos curtos é recomendado carregar uma carga mínima.

Falando nisso, antes de sair para uma longa viagem, após instalar o acessório, faça pequenos trajetos para se acostumar em ter um baú acoplado em sua moto.

Realize seu caminho normal, mas preste atenção quando fizer curvas, passar por lombadas, estacionar ou passar por um corredor de carros.

Quando sentir que está confortável para pilotar com o baú, é hora de realmente fazer os planos, preparar as malas e embarcar para uma nova aventura em cima de duas rodas.