Muitos motociclistas gostam de se aventurar na vida sobre duas rodas. Porém, é preciso estar atento às infrações que podem tirar a CNH dos descuidados.
O Código de Trânsito Brasileiros busca incessantemente reduzir as margens de erros ou equívocos que os motociclistas podem cometer. As piores punições são as que suspendem a habilitação na hora.
Já imaginou não poder mais trabalhar com entregas ou ter que andar a pé porque deu mancada e não sabia das leis?
É exatamente para ficar livre das multas que trouxemos uma lista com 5 infrações que podem tirar a CNH.
Conheça as infrações que podem tirar a CNH
Investiu um bom tempo para escolher a moto certa para você e já na primeira voltinha teve a surpresa de uma blitz da polícia?
Isso não é problema se você não estiver cometendo um ato de infração, ou se a moto e sua habilitação estiverem regularizados.
A perda imediata da carteira de habilitação é uma penalidade aplicada no caso de infrações graves ou gravíssimas. E, geralmente, estão associadas a atos que colocam em risco a vida do condutor e demais pessoas no trânsito.
As principais infrações que podem levar à suspensão imediata da CNH para motociclistas são:
Dirigir sem capacete e viseira
Pode até parecer meio óbvio, mas o uso de capacete ou viseiras é obrigatório. Sendo um dos principais protetores do motociclista, não usar o acessório acarreta em uma infração gravíssima que causa a suspensão imediata da CNH.
Embora não seja uma das multas mais caras financeiramente, não ter a habilitação será sua maior dor de cabeça.
Nessa infração, o policial ou agente de trânsito estipula o prazo em que o motociclista irá ficar sem dirigir. E, além desse prazo, para recuperar o documento será preciso realizar curso de reciclagem.
Como regra, evite pilotar durante esse período. Se uma autoridade te pegar dirigindo com a CNH suspensa, a cassação do documento pode acontecer. Ou seja, você precisará esperar 2 anos e fazer todo o curso de habilitação novamente, tudo do zero.
Não encare o uso de capacete apenas como requisito para evitar multas ou cometer infrações que podem tirar a CNH. Esse item te protege em casos de acidentes e deve-se usar sempre, sem exceções.
Caronas irregulares
Outro fator que também pode gerar a perda da carteira de motorista são as irregularidades em relação às caronas.
Transportar uma criança menor de 10 anos é uma infração gravíssima com suspensão imediata da CNH.
Se a criança tiver 10 anos completos, mas não for capaz de alcançar os pedais, também não pode andar na moto.
Além disso, outras infrações que podem tirar a CNH acontecem quando o passageiro não usa capacete ou está sendo transportado de maneira inadequada. Qualquer situação em que motorista ou passageiros estejam em situação de risco, podem gerar multas e punições.
Manobras perigosas
É comum que motoristas mais jovens busquem a adrenalina das manobras. Pela internet é corriqueiro encontrar vídeos de pessoas empinando a moto ou equilibrando-se em uma das duas rodas.
Essa prática é perigosíssima para a vida e para o bolso. Quem for pego fazendo manobras recebe uma multa gravíssima e perde a carteira de habilitação.
Outros tipos de manobras, como ficar em pé no banco ou largar a mão do guidão, são infrações que resultam em multa e suspensão do direito de dirigir.
Obstruir ou fechar a circulação de vias
Essa penalização não acontece apenas para as motos, mas para qualquer tipo de veículo. Restringir a área de circulação da via sem autorização de um órgão competente é um erro gravíssimo. E, como tal, uma das infrações que podem tirar a CNH.
Além de perder a autorização de dirigir, o peso no bolso é alto. Dependendo do valor da penalidade o valor da multa pode ser multiplicado por 20.
E, se o motociclista for pego obstruindo vias em um prazo menor que 12 meses, o valor da multa é dobrado. Se a autoridade responsável considerar que você é o responsável pelo bloqueio, o valor pode se multiplicar por 60.
Ademais, você também pode responder criminalmente, já que bloqueios em rodovias podem ser enquadrados como crimes. Em todos os casos, é melhor evitar a obstrução.
Pilotar sob efeito de álcool ou outro entorpecente
Essa é uma penalidade que incide sobre qualquer tipo de motorista. Beber e dirigir, além de ser uma das infrações que podem tirar a CNH é uma das mais punitivas. Afinal, além do preço a pagar, da suspensão imediata, você pode ser preso e responder processo.
O uso de qualquer tipo de entorpecente compromete o raciocínio e as faculdades mentais de qualquer pessoa. Não coloque a sua vida e a das outras pessoas em risco, se for beber, não dirija.
Embora essas sejam as cinco maiores probabilidades de perder a carteira de habilitação imediatamente, multas comuns, como o excesso de velocidade também podem acarretar nessa mesma situação.
Sendo uma das multas mais aplicadas em motociclistas, dirigir em uma velocidade superior a 50% da máxima permitida na via resulta em uma infração gravíssima e suspensão imediata do direito de dirigir.
Para evitar qualquer tipo de dor de cabeça ou situação que acarrete em infrações que podem tirar a CNH, é importante conferir as leis e regulamentos aplicáveis. O CTB está em constante modificação, consulte novas regras e fique livre de punições administrativas e financeiras.