faixa refletiva é obrigatória

Faixa refletiva para moto: por que é obrigatória?

Segurança é item fundamental quando falamos sobre trânsito e meios de transporte. E, um item essencial é a faixa refletiva para moto.

Os motociclistas são integrantes do trânsito que, muitas vezes, em condições de baixa luminosidade, são difíceis de serem vistos. 

É exatamente para aumentar a visibilidade, garantir a segurança e evitar acidentes que a faixa refletiva se tornou item obrigatório para todo motociclista.

Mas, o que exatamente diz a lei sobre o seu uso? E como esse item se tornou tão essencial para um trânsito mais seguro para todos os cidadãos?

Por que a faixa refletiva para moto é tão importante?

A fabricação da faixa envolve um material que se destaca quando recebe luz direta, como um farol de carro. Assim, a faixa refletiva para moto é a garantia de visibilidade para o motociclista, seja para outros condutores ou por pedestres. 

Em ambientes mal iluminados, como ruas sem iluminação pública, à noite, ou dias muito nebulosos e até mesmo com alto volume de chuva, fica muito difícil enxergar as motos e seus condutores.

Motociclista com faixa refletiva no baú de moto. O motociclista pilota durante a noite, em uma cidade.

Em relação aos baús para motos, as faixas são itens cruciais para prevenir que acidentes aconteçam. Tanto que muitos desses itens já vem com essa sinalização direto de fábrica.

A partir do momento em que se vê os motociclistas, há significativa redução do número de acidentes, proporcionando um trânsito muito mais seguro. 

Além disso, como as motos estarão visíveis, reduz-se situações perigosas, como mudanças bruscas e repentinas de faixa, ultrapassagens arriscadas e colisões.

A prevenção de acidentes é ainda mais importante na locomoção sobre duas rodas porque o motociclista tem pouca proteção. Em alguns casos, até mesmo uma pequena queda pode ser fatal.

A faixa refletiva não é apenas benéfica para o motociclista, mas para todos os veículos que estão circulando nas proximidades. 

O que a legislação de trânsito brasileira fala sobre a faixa reflexiva?

CTB, ou Código de Trânsito Brasileiro é responsável por estabelecer todas as regras e diretrizes para garantir a segurança das vias e motoristas.

O uso de faixas reflexivas não é apenas uma questão de comprometimento com a segurança, mas um item obrigatório. 

A Resolução do Contran nº 943 de 2022 explicita que equipamentos fechados, como os baús, devem contar faixas retrorrefletivas. A justificativa é justamente favorecer a visualização, tanto diurna, como noturna. 

Para evitar multas e outras penalidades instale a faixa ao longo do comprimento e largura traseira  do baú. Elas devem ter 5 centímetros de altura e 30 centímetros de comprimento, sendo 15 centímetros na cor branca, e outros 15 centímetros de cor vermelha.

Dicas para escolher e fixar faixa refletiva

Uma das grandes vantagens do uso da faixa refletiva para moto é a facilidade para comprar e instalar.

Dependendo do material de fabricação, a intensidade do retorno da luz pode ser maior ou menor. As faixas de maior intensidade são de de vidro, plástico ou metal. As mais convencionais, e mais baratas, são em plástico ou borracha.

Além da quantidade de luz refletida, a durabilidade das faixas refletivas de alta intensidade é maior. Ou seja, são menos propensas a descartes frequentes ou descolorações.

Embora o custo deva ser considerado, é melhor investir em um item que será durável a longo prazo, sendo resistente a condições climáticas adversas e uso constante.

É válido destacar que motociclistas que usam a moto como uma atividade remunerada, também devem usar capacete com faixa refletiva

A grande maioria das faixas disponíveis no mercado são facilmente instaladas, principalmente em baús de motos. 

Independentemente do tamanho ou modelo, será preciso limpar e secar a superfície onde a faixa refletiva para moto será acondicionada. Então, remova o papel protetor do adesivo e posicione a faixa no local desejado. Pressione o item por alguns segundos para garantir melhor fixação e pronto. 

Como dica extra para manutenção, lave a superfície com detergente e água para remover sujeiras, manchas e detritos. Outra opção é usar uma toalha de papel com acetona ou álcool isopropílico.

De fato, a faixa refletiva para moto promove segurança para o motociclista e para as demais pessoas que percorrem ruas e estradas. 

Fuja de multas pela falta de sinalização no baú da moto. Conte com iCbras para fabricar o baú ideal para as suas necessidades e personalizado conforme suas exigências.