Será que seu baú ainda consegue te acompanhar nas grandes aventuras da vida sobre duas rodas? Ou é hora de trocar o baú de moto?
Até mesmo os componentes mais resistentes, assim como qualquer outro equipamento, têm um prazo de vida útil. Não apenas uma questão estética, mas a segurança e praticidade são funcionalidades que o baú precisa continuar cumprindo.
Alguns sinais, como risco, ferrugem, dificuldade para abrir ou mal fechamento podem indicar que é hora de dar adeus ao antigo companheiro e boas-vindas para o novo acessório.
Descubra o que considerar para identificar que é hora de trocar o baú de moto.
Será que preciso trocar o baú de moto?
Apesar de parecer óbvio, saber o momento certo para substituir um baú de moto não é tão simples. Geralmente esse acessório tem uma vida longa, e se for bem cuidado, pode durar bons anos. É claro que sempre há lançamentos e novidades nos baús que tornam os modelos antigos obsoletos.
Então, vamos conferir o que você precisa avaliar para saber se é hora de trocar esse acessório:
Desgaste natural
A primeira coisa a se fazer ao pensar em trocar o baú de moto é consultar o manual do fabricante.
Geralmente esse documento informa a estimativa de vida útil. Essa informação pode ser o pontapé da sua decisão de troca. Afinal, o material pode ter se desgastado internamente, sem que haja sinais visíveis.
Mesmo que seja utilizado com todo cuidado e com manutenções periódicas sendo feitas, as deteriorações são normais e até mesmo, esperadas.
Um baú é um item externo, está sujeito a variações climáticas como chuva, sol, aumento ou diminuição de temperatura. Essas inconstâncias podem gerar rachaduras, ferrugem e tornar o material, principalmente plástico, mais fosco.
Além disso, esbarrões, quedas e atritos com a carga também vão danificando aos poucos a estrutura do baú.
Por isso, se constatar que o item está com muitos riscos ou arranhões, sinais de ferrugem, trincas e rachaduras, é hora de trocar o baú da moto. Esses elementos comprometem a integridade e segurança da peça.
Está funcionando adequadamente?
Quando se escolhe um tipo de baú de moto, é esperado que ele cumpra uma série de requisitos, como o correto funcionamento. A partir do momento que esse item apresenta infiltrações ou está com problemas de fechamento, o que está armazenado corre sério perigo.
Se você trabalha como entregador, umas das profissões que mais cresceu nos últimos anos, não quer correr o risco de danificar suas mercadorias, não é mesmo?
Ao perceber que há algum tipo de dano no material transportado, nas travas ou falhas nos mecanismos de fechadura, comece a busca por um novo baú.
A segurança
Esse item se refere tanto ao baú em si, como aos itens transportados. Um baú danificado ou que já não esteja em perfeitas condições, não tem a mesma segurança que um acessório novo.
Além disso, a segurança também compreende quão bem o acessório está fixado na moto. É normal que com o tempo e corrosões, o sistema de fixação perca sua eficiência.
O problema de andar com baú precário é que as chances de as mercadorias serem furtadas ou perdidas são exponencialmente maiores. E, também, o acessório pode se desprender durante a pilotagem, causando desequilíbrio, quedas e outros acidentes.
Falta de espaço
Embora não estando na mesma categoria que o desgaste, a falta de espaço também é decisiva para trocar o baú de moto.
Pode ser que o acessório que você usa atualmente, não tem capacidade suficiente para suprir suas demandas atuais.
Quem antes andava de moto apenas na cidade, sente falta de ter mais espaço na hora de viajar. Ou, quem aumentou sua demanda de trabalho, também vai precisar aumentar a capacidade de transportar mercadorias simultaneamente.
Nesse último caso, a troca de baú é como um investimento para aumentar a rentabilidade. Como lembrete, antes de sair carregando itens diversos, esteja atento aos limites para o transporte de carga.
A estética e design do modelo
A sua vontade também é fator para definir que essa é a hora de trocar o baú de moto. O design desatualizado, que não combina com sua moto ou não corresponde às suas preferências pessoais são bons motivos para a substituição.
Ademais, à medida que novas tecnologias surgem no mercado, recursos como luzes de freios, abertura remota e sistema de fixação mais seguros aparecem. Pode ser que seu modelo atual esteja muito defasado se comparado ao que o mercado tem oferecido atualmente.
A troca desse importante acessório é um investimento que traz mais praticidade, comodidade, segurança e beleza para sua moto. Considere o custo-benefício de novos modelos em comparação ao que você precisa.
Percebeu que é hora de trocar o baú de moto? Chame a iCbras! Temos uma grande variedade de modelos de baús que podem ser personalizados para atender seus gostos e necessidades.