O primeiro passo para decidir se você quer atuar em um ramo específico é entender o dia a dia de outro profissional. Por isso, se você está pensando em trabalhar com delivery, precisa saber como é a rotina de um motoboy.
De fato, motoboys enfrentam rotinas de entregas bastante complexas e corridas. Afinal, estamos falando de profissionais indispensáveis para o funcionamento do comércio moderno, garantindo que as compras cheguem ao destino com rapidez e eficiência.
Mas para que isso realmente ocorra, é preciso estipular estratégias de aproveitamento de tempo, superando imprevistos e otimizando rotas.
Entenda mais sobre a rotina de um motoboy e veja como as coisas costumam funcionar no mundo das entregas!
A rotina de um motoboy
A vida de um motoboy é cercada por responsabilidades e desafios. A cada dia é necessária preparação e organização para que as entregas ocorram da maneira adequada.
Antes de sair de casa ou de coletar as entregas, a manutenção dos veículos marca o início da rotina de trabalho.
Medidas simples e básicas, como conferir as condições do veículo e dos equipamentos de segurança, são essenciais.
A manutenção permite que o trabalho seja contínuo, evitando que a moto quebre ou permaneça longos períodos parada em uma oficina.
Além disso, é preciso garantir que os produtos e insumos sejam transportados adequadamente, não apenas pela segurança e logística, mas para que a satisfação do consumidor se mantenha intacta.
Nesse sentido, tudo começa com a escolha de um bom baú de moto. Entretanto, no dia a dia é sempre bom conferir o baú, principalmente no quesito limpeza.
As entregas
Assim que o profissional estiver pronto para iniciar as rotinas de entregas, com moto e baú verificados, deve listar quais itens irá entregar. Essa ação possibilita definir melhores rotas.
Uma boa prática é reunir ou agrupar os pedidos próximos para garantir que nenhum item fique de fora e para que o tempo seja melhor aproveitado.
Obviamente, o trajeto deve ser estipulado levando em consideração que todos os itens serão entregues e os prazos cumpridos. Nesse contexto, produtos que estão próximos ao prazo máximo devem ser prioridade.
É claro que nem sempre você terá conhecimento sobre toda a jornada do dia, especialmente se você usar apps de delivery.
Mas para ir a fundo nesse tema, que é parte integral da rotina de um motoboy, vamos analisar cada modalidade a seguir!
Um trajeto definido antes
Pode ser que você atue como motoboy para uma empresa específica. Isso permite que você conheça, antecipadamente, os endereços que fará aparadas.
Nesse sentido, o que faz um motoboy se destacar é o planejamento das rotas. Essa ação reduz os altos custos com combustíveis e torna o dia muito mais eficiente e produtivo.
Aplicativos de tráfego e trânsito auxiliam na definição do trajeto. Porém, o conhecimento sobre atalhos e condições das estradas é um diferencial para a eficácia das entregas.
É essencial considerar um tempo extra entre uma entrega e outra, já que pode haver a necessidade de esperar o cliente atender. Além disso, condições climáticas também podem tornar um trajeto mais longo.
De qualquer forma, ter uma lista de endereços previamente faz com que você consiga se planejar com antecedência, evitando contratempos.
Entregas por demanda
Agora, se vamos analisar a rotina de um motoboy de aplicativos, por exemplo, precisamos considerar que a programação é diferente.
Cabe a cada profissional estipular seus custos para definir um preço específico e negociar com a empresa. Por exemplo, se atuam com aplicativos de delivery, devem quantificar as entregas que poderão realizar por dia, além da distância e quantidade de combustível necessária.
Esse tipo de estimativa proporcionará melhores acordos, garantindo benefícios para ambas as partes.
Em geral, esses aplicativos costumam usar a chamada geolocalização. Isso proporciona melhor aproveitamento dos motoboys, de acordo com suas posições.
Dicas para otimizar a rotina de um motoboy
Decidiu que quer ser motoboy? Saiba que tem como otimizar essa rotina ao ser estratégico nas decisões diárias.
Para começar, sempre que possível, faça o planejamento de rotas. Dê prioridade às entregas com prazos mais apertados ou locais que podem ter horários restritos.
Toda cidade tem horários de pico, que podem tornar sua entrega muito lenta. Nesse caso, avalie se vale a pena estar disponível nessas horas do dia.
Opte por baús de moto otimizados, que facilitam a organização e a carga de produtos. Isso vai permitir levar mais coisas, ao mesmo tempo, aproveitando o trajeto ao máximo.
Cuide da sua moto! Ela é seu material de trabalho e carrega sua vida. Mantê-la com a manutenção em dia é essencial.
E claro, cuide da sua saúde! Certifique-se de dormir bem e fazer pausas regulares durante o trabalho para evitar fadiga. Além disso, mantenha uma alimentação equilibrada para ter energia ao longo do dia.
Com essas dicas, você pode transformar a rotina de um motoboy, tornando-a mais eficiente, segura e produtiva.