Pensando em adotar uma profissão que proporciona flexibilidade e autonomia? Que tal começar a trabalhar de motoboy?
Altamente requisitados, os motoboys se tornaram indispensáveis para a sociedade moderna. Principalmente, em grandes centros.
Antes a opção de trabalhar com entregas era considerada apenas quando não se encontrava outro emprego. Agora, no entanto, é vista como uma carreira promissora.
É claro que não basta só ter uma moto e vontade de trabalhar, é preciso se preparar para encarar essa profissão. Confira tudo que é necessário para começar a trabalhar de motoboy.
Passo a passo para começar a trabalhar de motoboy
Antes de sair buscando vagas para esse modelo de trabalho, é importante entender o que o profissional faz e qual é a rotina de um motoboy.
Sua popularidade cresceu por causa dos aplicativos de delivery de comida. Embora seja um dos usos mais comuns, os motoboys realizam entregas de maneira geral: documentos, produtos, alimentos, entre outros itens.
Também pode realizar atividades adicionais como retirada de documentos, compras em supermercados e farmácias, e outras atividades que envolvem deslocamento.
É por isso, que dentre outras exigências, o profissional precisa ser responsável e ágil. Além, é claro, das habilidades de direção.
Ainda interessado em saber como começar a trabalhar de motoboy? Então, é hora de entender quais são os requisitos básicos da profissão:
As exigências da lei para se tornar um motoboy
O primeiro passo para se tornar um motoboy é entender o que a lei determina e exige. Atualmente a legislação vigente é a resolução nº 943 do Contran, é ela que regulamenta a profissão de motoboy.
Suas exigências principais para quem quer trabalhar com entregas realizadas com moto são:
- Ter mais de 21 anos;
- Possuir carteira de habilitação categoria A há, pelo menos, 2 anos;
- Realizar um curso de capacitação de motofretista;
- Usar todo o equipamento de segurança.
Em relação ao curso, sua duração é de 30 horas/aula onde são ensinadas noções de gerenciamento de risco no trânsito, cidadania e ética da profissão. Da duração total, 5 horas são destinadas às atividades práticas.
O curso pode ser realizado no Detran, Sest, Senat e Centros de Formação de Condutores. A aprovação no curso exige acerto de 70% das questões avaliativas.
É válido ressaltar que o curso precisa ser refeito a cada 5 anos.
Trabalhar com carteira assinada ou autônomo?
Para começar a trabalhar de motoboy há uma questão fundamental para se pensar: você irá trabalhar para uma única empresa ou quer trabalhar como autônomo?
O regime de contratação CLT abrange as mesmas regras, obrigações e direitos de outros empregos regularizados. Ou seja, há horário de trabalho definido, remuneração previamente acordada e adequada ao salário mínimo praticado e benefícios sociais, como 13º salário e INSS.
Uma vantagem de trabalhar como um empregado legalizado é que muitas vezes você não precisa ter uma moto. A própria empresa pode disponibilizar todos os insumos necessários para a execução das atividades.
Já na modalidade de trabalho autônoma, várias empresas podem solicitar seus serviços. Dessa forma, há maior flexibilidade em relação à horários e ritmo de trabalho.
Nesse cenário, você pode estipular o valor da sua remuneração. Mas, deve ter controle já que pode haver meses que receberá mais ou menos dinheiro.
Para garantir alguns direitos trabalhistas e poder emitir notas fiscais pelo serviço, você pode abrir uma empresa na modalidade Microempreendedor Individual.
Adquira equipamentos e insumos para o trabalho
Sabendo da regulamentação e também escolhendo a modalidade de trabalho, é hora de adquirir os equipamentos de segurança para suas atividades profissionais.
Além da moto, obviamente, um motoboy precisa estar provido de dois itens exigidos por lei: capacete e colete retrorrefletivo.
O primeiro é um item fundamental para a proteção da vida, e o segundo aumenta a visibilidade do motociclista, principalmente em situações de baixa luminosidade.
Como estamos falando do trabalho remunerado de entregas, você precisará adquirir um baú ou mochila de transporte. Nesse caso, recomendamos o uso de baú por ser um item que permite armazenar os itens de forma organizada, segura e protegida.
Como equipamentos extras, a recomendação é usar luvas, jaquetas, calças e botas, e protetores como joelheiras e cotoveleiras.
Ademais, organização de entregas e planejamento de rotas são essenciais. Por isso, considere investir em um bom celular para se manter conectado.
E não é só isso, muitas demandas advém de aplicativos, fazendo com que o aparelho e a tecnologia sejam ferramentas de trabalho.
Dica extra para motoboys iniciantes
Uma das melhores formas de se destacar em um mercado tão acirrado e cheio de oportunidades como as entregas é entender como ele funciona.
Estude as possibilidades de trabalhar para diferentes setores e atue naquelas que forem mais vantajosas. Também se mantenha atualizado quanto aos novos aplicativos e categorias de entrega.
Sabemos que por ser iniciante no trabalho, você buscará ser o mais produtivo e eficiente possível. Mas, tenha ciência de que não basta chegar rápido, a mercadoria deve chegar intacta. Dirija com cautela e precaução, e respeite as leis de trânsito.
Agora você já sabe o que é necessário para começar a trabalhar de motoboy. Pesquise o mercado, escolha seus equipamentos, se dedique e conquiste o sucesso nessa profissão tão necessária atualmente.