Você precisa vender sua moto e não sabe por onde começar? Fique tranquilo que vamos te explicar como anunciar e fazer um bom negócio.
O mercado de motos usadas nunca esteve tão aquecido. Com alta demanda, há quem pense que não precisa se esforçar para vender. No entanto, para encontrar o comprador ideal, algumas técnicas e estratégias devem ser usadas.
É exatamente para que você consiga vender sua moto rapidamente e pelo melhor preço que te apresentamos dicas infalíveis para se destacar da concorrência:
Estipule sua estratégia para vender sua moto
Um bom negócio acontece quando ambas as partes saem satisfeitas com o acordo firmado. Para que você obtenha o que deseja, deve estabelecer uma estratégia de venda.
Estipule o valor que quer receber, as condições de pagamento e quais itens adicionais pode incluir no negócio, como o valor da transferência, baú para viagem ou capacete.
Não tenha dúvida, o comprador irá tentar obter o preço mais baixo. Isso é completamente normal e esperado. Cabe a você decidir o valor mínimo que poderá aceitar. Assim como, se irá aceitar troca por outros itens ou veículos, parcelamentos, consórcios, e etc.
Em suas estratégias, não deixe de incluir como irá divulgar a venda da sua moto. Quais canais de venda serão usados? Boas alternativas são sites de anúncio, informar pessoas próximas e divulgação nas redes sociais.
Como definir o preço?
Estabelecer o preço é um dos maiores desafios enfrentados na hora de elaborar as estratégias para vender sua moto. Afinal, apenas você sabe, verdadeiramente, a qualidade do item que está anunciando. Por isso, o valor cobrado deve ser atrativo e condizente.
Uma recomendação é pesquisar o valor de mercado. Ele pode servir apenas como uma base de precificação. A tabela FIPE é um auxílio muito usado e conhecido na venda de usados.
Outra prática é consultar anúncios de outros vendedores para analisar o valor exigido para uma moto com as mesmas condições.
Tenha em mente que, assim como um valor muito baixo pode gerar desconfiança, um valor exorbitante irá afastar possíveis compradores.
Fixe um montante compatível e justo. Se estiver acima do praticado, crie um anúncio atrativo e apresente justificativas para o preço anunciado.
Confira a documentação e a mecânica
Com a estratégia feita, é hora de preparar outra parte burocrática: a documentação.
Consulte o site do DETRAN para verificar se existe alguma pendência que deve ser sanada. Confira a validade dos documentos, se há multas em aberto ou qualquer outro tipo de débito eventual.
Assim como você, o comprador pode facilmente pesquisar se a moto está regularizada. E, sem sombra de dúvidas, antes de fechar o negócio, ele irá consultar a documentação.
Itens como manuais originais da fabricante, notas de serviço, revisões periódicas e demais papeis são itens valiosos e tornam a prática de vender sua moto mais transparente e atrativa.
Outro ponto que deve ser destacado na hora da venda é a mecânica. Garantir que o item está em perfeitas condições é essencial para que o comprador fique satisfeito e não queira desfazer o negócio.
Revise a moto com um profissional de confiança. Se possível, troque itens básicos de uso como pneus, óleo, filtros, fluidos, pastilhas, entre outros.
Prepare o anúncio e divulgue
As ferramentas online, como sites de anúncios, são as melhores alternativas para vender sua moto. Nesse sentido, invista seu tempo na criação do anúncio.
Considere que seu anúncio será sua vitrine, o chamariz para concretizar o negócio. Publique imagens cuidadas e bem feitas , com boa iluminação e que retratem o estado atual da moto.
Faça fotos de diferentes ângulos, com foco em detalhes e diferenciais atrativos, como itens esportivos e peças originais. Variedade de fotos oportunizam melhores perceptivas, consequentemente, convencem o visitante mais facilmente.
Mas, o anúncio não se resume em boas fotos. O texto explicativo é tão importante quanto as ilustrações da publicação.
Por meio do texto do anúncio você vai repassar detalhes e compartilhar outras informações. Evite textos genéricos, a pessoa que irá comprar sua moto precisa de informações precisas e aprofundadas.
Informações como marca, modelo, cor, ano, quilometragem, histórico de manutenção, acessórios e motivos da venda são essenciais. Aproveite para destacar pontos positivos, como baixa quilometragem, manutenção em dia ou economia de combustível.
Com a definição do anúncio, é hora de publicar em plataformas online como OLX, Webmotors, entre outros. Redes sociais e grupos em aplicativos de mensagens também são boas alternativas, principalmente em comunidades específicas para motociclistas.
Não esqueça de acompanhar o andamento do seu anúncio. Diariamente verifique se houve alguma oferta ou se algum comprador fez contato com você. Quanto antes responder, maiores as chances de concretizar a venda.
E agora, preparado para vender sua moto? Seguindo essas dicas simples, temos certeza que você sairá satisfeito da sua negociação.